Show simple item record

dc.contributor.authorChagas de Freitas Junior, Milton
dc.contributor.authorChagas Montenegro Duarte, Cássio
dc.date.accessioned2021-05-27T02:00:00Z
dc.date.available2021-05-27T02:00:00Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.13048/512
dc.description.abstractA dinâmica da inovação é normalmente representada por um modelo aderente à realidade dos sistemas de produção em massa, caracterizados pela baixa variabilidade dos produtos e pela alta escala de produção. Um modelo alternativo, e ideal, vem sendo desenvolvido para representar os sistemas produtivos caracterizados pela alta variabilidade dos produtos - atendendo às necessidades específicas de diferentes stakeholders - e pela baixa escala de produção. Neste modelo, que representa a dinâmica da inovação em sistemas complexos, o projeto torna-se a unidade de agregação, a partir da qual são feitas as análises. As economias chandlerianas de escala e escopo, entendidas como os fundamentos do crescimento das organizações, transformam-se em economias de repetição e recombinação, que se estabelecem nas organizações baseadas em projetos. O objetivo principal desta pesquisa é mostrar que os ciclos de aprendizagem organizacional são definidos em torno de arquiteturas de sistemas e se cristalizam por meio da aprendizagem pelo uso. Do ponto de vista organizacional, estes ciclos de aprendizagem se estabelecem em torno do conhecimento processual, trazido pelo gerenciamento de projetos, que permitem a efetiva exploração de economias de repetição e recombinação. Os processos do projeto são entendidos como os padrões gerenciais, tecnológicos e de práticas operacionais de determinada plataforma de produtos. Desta forma, o ciclo de vida de projeto tradicional deve ser estendido em direção às operações destes produtos. Argumenta-se que a aprendizagem pelo uso representa uma forma efetiva de se fechar ciclos de aprendizagem, indicando caminhos atrativos, em termos de criação de valor econômico, a serem seguidos pelas sucessivas gerações de produto. Por meio de um estudo de caso da PRODESP, mostra-se como, a partir da arquitetura do sistema Sintonia®, os processos do projeto são estabelecidos e a aprendizagem pelo uso cristaliza ciclos de aprendizagem desta plataforma de produtos. Utilizam-se fontes de dados primárias por meio de entrevistas e acesso à documentação relacionada aos processos de projeto. Conclui-se que o modelo ideal de inovação que representa a dinâmica da inovação em sistemas complexos é aderente, em diversos pontos, à realidade da PRODESP. E também que os processos do projeto Sintonia® foram estabelecidos por meio de uma arquitetura de sistemas robusta e flexível que permite a exploração das economias de repetição e recombinação.
dc.language.isopor
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess
dc.rightsAtribución-NoComercial-SinDerivadas 2.5 Perú
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.5/pe/
dc.subjectArquitectura de sistemas
dc.subjectConocimiento procesal
dc.subjectRepetición de ahorro
dc.subjectRecombinación de ahorro
dc.subjectOrganizaciones basadas en proyectos
dc.titleArquitetura de Sistemas, Conhecimento Processual e a Exploração de Economias de Repetição e Recombinação
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.relation.conferencedate19-21 octubre, 2011
dc.relation.conferencenameXIV Congreso Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica
dc.relation.conferenceplaceLima, Perú
dc.contributor.corporatenameUniversidade Nove de Julho


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

info:eu-repo/semantics/openAccess
Except where otherwise noted, this item's license is described as info:eu-repo/semantics/openAccess