dc.contributor.authorFernandes da Cunha Basto, Celina Maria
dc.date.accessioned2021-05-28T00:17:22Z
dc.date.available2021-05-28T00:17:22Z
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.13048/1217
dc.description.abstractRecentes pesquisas do IBGE denominadas Pesquisa de Inovaç ão Tecnológ ica, PINTEC, revelam que o empresariado brasileiro não só investe pouco em P&D, mas ainda evidenciam desequilíbrios apreciáve is entre as unidades da Federaç ão. Por outro lado os estudos sobre o comportamento empresarial no Brasil tornam - se reveladores ; inicialmente voltados para a propensão a cooperar os estudos evoluíram para a propensão a competir e a inovar. Consciente do baixo investimento em P&D e também concordando com a tese de que a compe titividade no nível microeconô mico, setorial e sis tê mico depende da inovaç ão, a CNI, criou o Programa de Desenvolvimento Associativo, PDA. Os resultados computados em 2014 registraram 604 iniciativas envolvendo mais de 14.500 participantes entre representantes de indústrias e de sindicatos empresariais. O PDA é um instrumento para fort alecer o Sistema de Representaç ão da Indústria. Outro resulta do desta iniciativa é a formaç ão de uma Rede de Desenvolvimento Associativo que avalia regularmente os resultados do PDA e difunde e fortalece o programa co mo Rede Sindical. A representaç ão dos sindicatos patronais foi criada por lei e é sustentada pela contribuiç ão sindical compulsória. A ameaça de perder esta contribuiç ão obriga os sindicatos patronais a se reinventarem, uma vez que a maioria deles restri nge suas atividades atuais às negociaç ões dos acordos salariais. O método utilizado para atender os objetivos propostos pelo trabalho é um estudo de caso que será precedido de levantamentos de dados aliados a uma survey entre diversos atores envolvido s. Os resultados obtidos são novos referenciais que podem subsidiar as iniciativas/programas em curso promovendo melhorias ou correç ões de rumo dentro dos sindicatos patrocinadores como servir de modelo – benchmark - para iniciativas semelhantes. A títu lo de conclus ão convém salientar a importância da preocupação sobre a inovaç ão, a competitividade e o efe ito multiplicador que a avaliação desta experiê ncia possa causar junto às federaç ões e a perspectiva de novas pesquisas.
dc.subjectAsociativismo
dc.subjectComportamiento empresarial
dc.subjectPDA
dc.subjectSindicatos empresariales