Show simple item record

dc.contributor.authorTeixeira, Elton P.
dc.date.accessioned2021-05-27T15:56:09Z
dc.date.available2021-05-27T15:56:09Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.13048/970
dc.description.abstractDiante do compromisso de desenvolver a economia utilizando racionalmente os recursos sem comprometer as gerações futuras, a região norte brasileira tem como desafio a sustentabilidade no fomento de sua capacidade empreendedora. Porém estudos constataram que, no Brasil, as causas principais de falência das empresas estão relacionadas às falhas gerenciais iniciadas desde a maturação do investimento até o momento de concretizar o sonho do negócio. As estratégias de sobrevivência das micro e pequenas empresas (MPE) tornam-se relevantes ao se depararem com um ambiente hostil e competitivo colocando a prova toda a habilidade de gestão e inovação das empresas. Incubadoras são verdadeiros instrumentos que servem ao empreendedorismo, promovendo o desenvolvimento regional e auxiliando as pequenas empresas a transporem as barreiras iniciais de sustentação do negócio. Este trabalho analisa o CIDE - Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial na cidade de Manaus, Amazonas, apresentando sua tipologia, setores de atuação, com foco e discussão no seu modelo de gestão e as ferramentas facilitadoras para o desenvolvimento das empresas. A pesquisa, de natureza qualitativa e quantitativa, foi desenvolvida de modo que se verificasse a eficácia da incubadora como fonte de transferência de recursos e capacidades no que tange ao suporte de base tecnológica aos setores de biotecnologia, tecnologia da informação e eletrônica e os resultados percebidos em forma de negócios. Utilizando-se do Estudo de Caso para investigação dos procedimentos e dinâmicas de apoio junto às empresas emergentes, mostram-se os desafios, oportunidades e contribuições para com o desenvolvimento local.
dc.description.abstractGiven the commitment to develop the economy using resources rationally, the northern Brazilian's challenge is sustainability in the development of their entrepreneurial ability. Incubators are genuine instruments that serve to entrepreneurship, promoting regional development and assisting small businesses to transpose initial barriers to sustain the business. This paper analyzes the CIDE - Incubation Center and Enterprise Development in the city of Manaus, Amazonas, with its typology, sectors of activity, with focus and discussion in its management model and tools that facilitate the development of enterprises. The research, qualitative and quantitative, was developed so that they verify the effectiveness of the incubator as a source of transfer of resources and entrepreneurial skills. Using the Case Study research procedures and dynamic support from the companies emerging, we show the challenges, opportunities and contributions to local development.
dc.language.isopor
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess
dc.rightsAtribución-NoComercial-SinDerivadas 2.5 Perú
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.5/pe/
dc.subjectEstrategia de supervivencia
dc.subjectGestión de incubadoras
dc.subjectCompetitividad
dc.titleEstratégias de sobrevivência para micro e pequenas empresas: o caso do Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.relation.conferencedate27-31 de octubre, 2013
dc.relation.conferencenameXV Congreso Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica
dc.relation.conferenceplacePorto, Portugal
dc.contributor.corporatenameUniversidade Paulista


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

info:eu-repo/semantics/openAccess
Except where otherwise noted, this item's license is described as info:eu-repo/semantics/openAccess