dc.contributor.authorKroth, Léo Teobaldo
dc.date.available2021-05-27T15:56:04Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.13048/931
dc.description.abstractCom base em revisão bibliográfica e em um estudo de caso, é objetivo deste artigo propor um processo roadmapping para integrar e alinhar projetos de pesquisa e de desenvolvimento em Institutos Públicos. Na literatura, a pesquisa e o desenvolvimento normalmente são considerados como processo único. Entretanto, a pesquisa e o desenvolvimento em Institutos Públicos são processos distintos, com lógicas de organização e gerenciamento igualmente distintos, demandando, por isso, processos específicos de seleção quanto aos critérios e métodos de avaliação e escolha de projetos. Um método que vem se consolidando e difundido com o propósito de alinhar e integrar processos distintos é o technology roadmapping, que se mostrou uma técnica apropriada para o alinhamento e integração de projetos de pesquisa e de desenvolvimento, por explorar os vínculos entre planejamento estratégico, diretrizes de P&D e seleção de projetos.
dc.description.abstractThis article aims to propose a roadmapping process to integrate and align research and development projects in public institutions. It is based on literature review and a case study. In the literature, research and development are usually considered as the sole process. However, research and development in public institutions are distinct processes with also distinct organizational and management logics. So, they demand specific procedures regarding the projects selection criteria and methods of evaluation. One method that has been consolidated and disseminated in order to align and integrate different processes is technology roadmapping, which has proved to be a suitable technique for the alignment and integration of research and development projects by exploring the links among strategic planning, R&D guidelines and project selection.
dc.subjectI + D
dc.subjectSelección de proyectos
dc.subjectHoja de ruta
dc.subjectRoadmapping tecnológico