dc.contributor.authorDe Oliveira, Guilherme
dc.date.available2021-05-29T00:00:17Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.13048/1873
dc.description.abstractOs Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela ONU em 2015, englobam um conjunto de desafios capazes de serem transformados em problemas concretos, servindo como vetores para a formulação de políticas de inovação orientadas a missões. As Agências de Fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação desempenham papel-chave na implementação de tais políticas, atuando como pontes entre os atores responsáveis por desenhar as políticas de inovação e aqueles que executam as atividades de inovação e empreendedorismo. O Estado do Rio de Janeiro atravessa uma severa crise econômica e social, entretanto, possui potencial para desenvolver uma política de inovação orientada a missões voltada para a solução de desafios socioeconômicos. Principal agência de C,T&I do estado, a FAPERJ pode desempenhar um papel estratégico neste processo. Neste sentido, o presente artigo tem como principal objetivo discutir as oportunidades e desafios para o desenvolvimento de uma política de inovação orientada a missões baseada nos ODS, tendo como foco a experiência recente da Diretoria de Tecnologia da FAPERJ. Para tanto, será feita uma revisão bibliográfica acerca do papel das agências de inovação e das políticas de inovação orientadas a missões. A parte empírica do artigo será baseada em uma pesquisa documental, bem como no Planejamento Estratégico feito para a Diretoria da Tecnologia para o triênio 2019-2021. As principais conclusões apontam que o ERJ possui desafios socioeconômicos possíveis de embasarem uma estratégia de inovação voltada para a solução de problemas; a fragmentação do cenário institucional do estado se coloca como uma oportunidade e um desafio para a elaboração de políticas de inovação orientadas a missões; a complexidade dos desafios societais também dificulta a formulação destas políticas; e a construção de indicadores e métricas para mensurar o impacto de tais políticas é bastante desafiadora.
dc.subjectPolíticas de innovación orientadas a misiones
dc.subjectODS
dc.subjectFAPERJ
dc.titleOportunidades e Desafios para o Desenvolvimento de uma Política de Inovação Orientada a Missões com base nos ODS: A experiência da Diretoria de Tecnologia da FAPERJ