dc.contributor.authorBarañaño, Ana
dc.date.accessioned2021-05-26T05:50:12Z
dc.date.available2021-05-26T05:50:12Z
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.13048/168
dc.description.abstractEmbora seja largamente reconhecido que o progresso tecnológico leva ao aumento da produtividade das empresas, os investimentos em tecnologia nem sempre atingem o nível esperado de produtividade. Os estudos realizados sugerem que esta incapacidade em atingir os aumentos de produtividade esperados se deve, em grande parte, às dificuldades que muitas empresas têm em gerir os seus projectos de inovação. O sucesso da inovação tecnológica empresarial depende, em grande medida, de aspectos como a força de trabalho, a estratégia, a comunicação com outras empresas ou com universidades e a organização interna da empresa. Muitos são os investigadores que contribuíram para a identificação empírica dos factores de gestão associados com o sucesso da inovação tecnológica. Um aspecto em que todos estes investigadores coincidem é que a inovação é um processo complexo que envolve uma teia extremamente intrincada de interacções, tanto no interior da empresa como entre a empresa e as suas envolventes económica, técnica, concorrencial e social, pelo que não se pode esperar que o sucesso seja satisfatoriamente explicado em termos de apenas um factor de gestão. O que encontramos é um conjunto de factores ou práticas de gestão que podem agrupar-se em seis categorias: criação e manutenção de canais de comunicação fluidos, quer internos (entre os diferentes departamentos da empresa), quer externos (com outras organizações); atenção aos clientes actuais e potenciais, envolvendo-os no processo de inovação; apoio explícito da gestão cimeira à inovação tecnológica; disponibilidade de recursos humanos altamente qualificados; presença na organização de indivíduos que apoiem os projectos de inovação tecnológica, especialmente nos momentos críticos; e criação e manutenção de uma estrutura organizacional flexível. O objectivo da investigação consistiu na identificação e avaliação dos factores ou práticas de gestão, em cada uma das seis categorias acima indicadas, que contribuem para o sucesso dos processos de inovação tecnológica. O presente trabalho mostra os resultados de um estudo exploratório aprofundado sobre as práticas de gestão em 14 empresas ibéricas inovadoras. O estudo foi realizado através de visitas às empresas que incluíram a realização de inquéritos pessoais com os gestores cimeiros das mesmas. O principal resultado obtido é que nas empresas estudadas, quer portuguesas, quer espanholas, existem duas grandes barreiras à inovação. Por um lado, detectamos uma carência considerável de recursos humanos qualificados. Esta lacuna não é preenchida pelo recurso ao conhecimento externo pois, por outro lado, há uma grande omissão no contacto com os agentes externos geradores de conhecimento (universidades e institutos de Investigação)
dc.subjectFactores para el éxito de la innovación tecnológica
dc.subjectGestión de innovación tecnológica
dc.subjectPymes innovadoras
dc.titleGestão da Inovação Tecnológica Empresarial: O Caso das PMEs Portuguesas e Espanholas
dc.relation.conferencedate22-24 de Octubre, 2003
dc.relation.conferencenameX Seminario de la Asociación Latino-Iberoamericana de Gestión Tecnológica
dc.relation.conferenceplaceDistrito Federal, México
dc.contributor.corporatenameInstituto Superior de Gestão