dc.contributor.authorAry Plonski, Guilherme
dc.date.accessioned2021-05-28T21:59:12Z
dc.date.available2021-05-28T21:59:12Z
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.13048/1647
dc.description.abstractA abordagem da inovação aberta foi formulada a partir de observações da trajetória de grandes empresas industriais em superar os desafios da competitividade. O artigo descreve uma experiência inovadora: aplicar os princípios da inovação aberta aos desafios de maior inserção de institutos de pesquisa públicos no seu ecossistema de inovação. Apresenta um breve relato do SPUKSAUDE com foco nos aprendizados com a execução do projeto. Pretende contribuir com a discussão sobre práticas de inovação aberta na saúde pública, uma vez que existem poucos estudos sobre implantação de projetos de inovação aberta no setor público, em países latino- americanos, com foco na saúde. Os métodos utilizados foram revisão bibliográfica, descrição do caso, avaliação dos resultados alcançados por meio da análise das lições aprendidas. Como uma das principais conclusões, tem-se que a inovação aberta em setor público não é simples transposição das práticas em empresas, possui características próprias. Tem que ser trabalhada em multicamadas, que neste caso compreenderam as camadas grupo de pesquisa, laboratório, instituto de pesquisa, Secretaria de Saúde, Governo do Estado de São Paulo. Cada uma destas camadas possui especificidades e necessita de abordagens diferentes A metodologia e a escolha das ferramentas utilizadas foi adequada, foram adaptados métodos para a realidade de instituto de pesquisa: para aceleração de tecnologias foram adaptados programas de aceleração de start ups ; no chamamento, utilizaram-se experiências prévias da Secretaria de Governo. E, por fim, o mapeamento do ecossistema de inovação em saúde levou ao reconhecimento da complexidade e da importância das interações dos diversos atores, foi valioso para o entendimento da dinâmica da saúde e para o reconhecimento de que a inovação pode partir de diferentes atores, reforçando o papel do usuário e a criação do valor social.
dc.subjectInnovación abierta
dc.subjectInstitutos de investigación
dc.subjectAceleración de tecnologías
dc.titleIntroduzindo a inovação aberta em institutos de pesquisa públicos: uma experiência transformadora