dc.contributor.authorDamasceno de Lima, Thaís
dc.date.accessioned2021-05-28T00:17:35Z
dc.date.available2021-05-28T00:17:35Z
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.13048/1369
dc.description.abstractO petróleo e o gás natural representam mais de metade de dema nda energética mundial. O Brasil tem se destacado no mercado offshore (águas profundas), porém para continuar com a liderança nesse setor precisa superar os desafios da extração e produção de petróleo e gás natural na fronteira geológica do pré - sal. Frente a essas dificuldades a Petrobras tem demandado inovações, que são re alizadas por empresas parceiras e institutos de pesquisa. As novas regiões de exploração de petróleo exigem avanços tecnológicos para superar as “dificuldades naturais” (luz, temperatura, pressão em grande profundidade; geografia do leito oceânico; corrent es marítimas; distâncias entre as plataformas e o continente e entre plataformas e os poços no fundo oceânico; etc). No entanto, esses avanços frequentemente resultam de “inovações arquitetônicas”, ou seja, uma nova solução técnica desenvolvida a partir de diferentes tecnologias conhecidas. Essa estratégia permite diminuir as incertezas inerentes aos processos inovativos, os custos e o tempo dos projetos. Nesse contexto, este trabalho visa contribuir para a compreensão do sistema que denominamos Sistema Pet robras de Inovação (SPI), selecionando, examinando, classificando e hierarquizando as relações entre a companhia e seus parceiros – especialmente, fornecedores, institutos de pesquisa e universidades - nas inovações realizadas para exploração em águas prof undas. Como resultado do modelo teórico - analítico que propomos para o SPI a petrolífera age como “motor” do sistema, pois garante ao mesmo tempo a dinâmica (aquisição das soluções tecnológicas) e a direção (define os desafios e as demandas por soluções téc nicas) do processo Inovativo.
dc.subjectExtracción de petróleo y gas Offshore
dc.subjectInnovaciones
dc.subjectDesafíos
dc.subjectTrayectoria tecnológica