dc.contributor.authorBitencourt da Silva, Silvio
dc.date.accessioned2021-05-28T00:17:34Z
dc.date.available2021-05-28T00:17:34Z
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.13048/1362
dc.description.abstractA ideia de um living lab pode ser relacionada inici almente ao trabalho de Knight em 1749, que descreve "as condições do corpo humano como um ambiente para experiências" e, posteriormente em 1956, quando ao cunhar pela prime ira vez o termo ‘grupos focais’ o Dr. Ernst Dichter os chamou de living labs. Alguns auto res (ERIKSSON et al. , 2005; GALLI, 2010) referem-se principalmente ao termo living la b como tendo sido cunhado em 1995 pelo Professor William Mitchell (MediaLab e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, MIT Boston), quando ele montou o PlaceLab - um laborató rio utilizado para observar os padrões de vida dos usuários de uma casa inteligente. Não h á, entretanto, uma definição única para living labs, o que conduz ao objetivo central do tr abalho que é o de delinear quadro conceitual para a definição de living labs. Nesta direção, est e trabalho com teor de ensaio teórico se propõe a problematizar conteúdos relacionados aos l iving labs. Para dar conta deste propósito se conduz uma revisão da literatura sobre o tema, i lustrando a variedade de conceitos existentes, suas implicações e perspectivas de inte rpretação. Por fim, um quadro conceitual para a definição de living labs é apresentado, uma definição para living labs é sugerida e são aportadas duas proposições teóricas resultantes das reflexões conduzidas ao longo do trabalho. Como principais contribuições da pesquisa realizada para a área, este trabalho fornece uma visão abrangente da literatura existent e sobre living labs e sobre as suas diferentes definições e aplicações. Apresenta um qu adro conceitual e uma sugestão de definição para living labs que pode ser útil para f uturas investigações neste campo de estudo ou em campos específicos associados aos living labs.
dc.subjectLiving labs
dc.subjectMarco conceptual
dc.titleLiving labs: rumo a um quadro conceitual
dc.relation.conferencedate19-22 de octubre, 2015