dc.contributor.authorCampos Centurión, Wanusa
dc.date.accessioned2021-05-28T00:17:33Z
dc.date.available2021-05-28T00:17:33Z
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.13048/1349
dc.description.abstractDiante da lacuna existente entre pesquisa e resultados práticos de inovação, apontada pelo ranking do Global Innovation Index Report 2014, é perceptível a necessidade de maior capacidade gerencial na conjugação de vários recursos de distintas naturezas e na definição de estratégia s de inovação como parte do modelo de negócios. Assumindo as patentes como parte integrante da estratégia de inovação, que protege os ativos das organizações e contribui para colocá - las numa situação de vantagem competitiva, este estudo objetiva entender o s fatores que motivam ou impedem as empresas de uma rede de petróleo e gás a buscarem a proteção patentária como parte integrante de suas estratégias de inovação, bem como, compreender de que forma a inserção de empresas associadas em rede pode contribuir no estímulo à proteção por patentes. Para tal, foram analisadas oito empresas componentes da rede Petrogas/SE consideradas inovadoras, a partir de um estudo de casos múltiplos de natureza qualitativa. Um importante aspecto deste tipo de análise é o fato d e que, via de regra, não se tem registro formal dos motivos que levaram os empresários a optarem, ou não, por utilizar as patentes como parte da estratégia de inovação, o que poderia ser útil para outras organizações interessadas em definições de estratégi as e políticas para a área. Os resultados apontaram que apesar do crescente número de registros de patentes no Estado, ainda há muitas barreiras burocráticas e culturais que levam boa parte do empresariado a optar por não patentear suas inovações. Por outr o lado, aqueles que utilizam as patentes como parte integrante da estratégia de inovação, ainda trabalham de forma empírica. Além disso, foram detectadas ações tímidas por parte da rede no sentido de alavancar o potencial de inovação das empresas associadas.
dc.subjectEstrategias de innovación
dc.subjectPatentes
dc.subjectRed petrogas
dc.titlePatentes como parte integrante das estratégias de inovação nas empresas inovadoras da rede petrogas/se