dc.contributor.author | Da Cruz Monteiro Fernandes, Nelson | |
dc.contributor.author | Farias da Silva, Anderson Diego | |
dc.date.accessioned | 2021-05-28T00:17:31Z | |
dc.date.available | 2021-05-28T00:17:31Z | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.13048/1332 | |
dc.description.abstract | Este estudo de caso se propõe a compreender como a inovação é organizada discursivamente entre
os empresários do setor de
Games
de Pernambuco. Os conceitos tradicionais de inovação tendem
a não captar a dinâmica das prátic
as sociais dos empresários envolvidos em processos de
inovação. Neste sentido, aplicando o conceito de pontos nodais da Teoria do Discurso de Ernesto
Laclau e Chantal
Mouffe (2001) pretend
e
-
se encontrar os significantes
-
chaves articulados no
processo de si
gnificação da inovação. Os pontos nodais revelam os discursos chaves que
reordenam
todo um processo de significação em torno de cadeias equivalências. Estas revelam os
discursos consensuais na rede estudada.
Foram pesquisadas empresas ativas no setor de
jogos
eletrônicos (
games
) de Pernambuco e duas outras organizações que concluíram suas atividades,
instaladas no
cluster
Porto Digital, Parque de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e
Economia Criativa, que está situado na Região Metropolitana do
Recife (RMR). Como estratégia
de pesquisa utilizou
-
se o estudo de caso (GODOI et al., 2010). Os dados foram coletados por
meio de pesquisa documental e a realização de entrevistas semiestruturadas. Os resultados
indicam que existe uma cadeia equivalencial
que tem como referência o discurso da
relacionalidade e parcerias para acessar recursos financeiros e conhecimentos, o que difere do que
é pregado pelo manual de Oslo (2005) e autores como Freeman et al. (2013) que valorizam as
ideias, métodos ou objetos n
ovos que alteram os padrões e os processos estabelecidos. Esses
insumos fundamentais para o desenvolvimento de novos ciclos de inovação perpassam os
enunciados dos empresários do setor que acreditam nesse
modos operandi
como condição
fundamental para a ino
vação. No entanto, esse discurso precisa ser amplamente traduzido em
ferramentas conceituais e tático
-
operacionais para que essas práticas possam ser sistematizadas e
replicadas, favorecendo aos ambientes de inovação no Brasil. | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | |
dc.rights | Atribución-NoComercial-SinDerivadas 2.5 Perú | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.5/pe/ | |
dc.subject | Teoría del discurso | |
dc.subject | Laclau y Mouffe | |
dc.subject | Innovación | |
dc.subject | Videojuegos | |
dc.title | O discurso da inovação entre os empresários no desenvolvimento de produtos inovadores: uma análise no setor de jogos eletrônicos do estado de pernambuco | |
dc.type | info:eu-repo/semantics/conferenceObject | |
dc.relation.conferencedate | 19-22 de octubre, 2015 | |
dc.relation.conferencename | XVI Congreso Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica | |
dc.relation.conferenceplace | Porto Alegre, Brasil | |
dc.contributor.corporatename | Parque Tecnológico de Eletroeletrônica de Pernambuco | |
dc.contributor.corporatename | Universidade Federal de Pernambuco | |