dc.contributor.authorPereira Teixeira, Elton
dc.date.accessioned2021-05-28T00:17:26Z
dc.date.available2021-05-28T00:17:26Z
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.13048/1278
dc.description.abstractO relac ionamento entre as universidades, governo, institutos de pesquisas e empresas é considerado fator preponderante na transferência de tecnologia (TT) e conhecimento no que tange o desenvolvimento de empreendimentos em incubadoras de base tecnológica . O objetivo deste estudo é verificar como a s incubadoras localizadas na cidade de Manaus - AM gerencia m o processo de transferência de tecnologia as empresas e como ocorre a interação universidade - empresa . Foi realizado um estudo multicaso com caráter descritivo de natureza qualitativa com base na aplicação de um roteiro de entrevista semiestruturado junto aos gestores da s incubadoras . Os resultados encontrados revelam que o modelo de gestão de transferência de tecnologia e conhecimento da s incubadoras encontra - se em um processo inc ipiente de amadurecimento, onde se percebe a necessidade de criar uma relação de confiança entre as equipes de trabalho no intuito de melhorar o compartilhamento de informações. Verificou - se que a ausência de cooperação entre universidade, instituto de pesquisa e empresa , suscita um desafio p a ra os gestores das incubado ras, pois cabem a eles , a promoção d a integração das partes e mediar as duas vias do conhecimento. Conclui - se que há barreiras no relacionamento entre os atores e a necessidade de estabelecer políticas institucionais que regulamente e contribua c o m o desenvolvimento de pesquisas visando criar um ambiente propício à inova ção, à geração e a difusão do conhecimento necessário ao desenvolvimento das empresas.
dc.subjectIncubadora de empresas
dc.subjectDifusión del conocimiento
dc.subjectTransferencia de tecnología
dc.titleContribuição das incubadoras no processo de transferência de conhecimento e tecnologia das universidades às empresas