dc.contributor.authorSampaio, Gustavo Cristiano
dc.date.accessioned2021-05-28T00:17:23Z
dc.date.available2021-05-28T00:17:23Z
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.13048/1234
dc.description.abstractEsta pesquisa envolve uma aplicação prática da metodologia de análise de redes sociais para a mensuração do capital social, por meio de um estudo de caso na Associação de Apicultores de Curitibanos e Região, localizada no estado de Santa Catarina . O presente estudo bus cou identificar aspectos do capital social, incluindo indicadores sobre o grau de confiança, participação e envolvimento, reciprocidade entre os produtores e a centralidade do grupo. Para sustentar as discussões, foram utilizados como principais autores da temática capital social: Tocqueville (2005), Putnam (1996), Coleman (1988), Lima Neto (2007), Evans (1996), Muls (2008); e, para a análise de redes sociais: Scott (2000), Granovetter (1973), Silva, et al (2013). A pesquisa está classificada como descritiv a exploratória, com uma abordagem quanti - qualitativa de análise. Como encaminhamento metodológico, optou - se por um levantamento de campo com a aplicação de entrevista estruturada com os 07 (sete) membros atuantes nesta associação , por meio de um questionár io composto por quatorze (14) tópicos. Os dados da pesquisa foram tabulados no software Sphinx Léxica2000 versão 3.0b31, e, para a análise de redes sociais optou - se pela utilização dos softwares Ucinet 6 for Windows versão 6.392 e NetDraw versão 2.119 . Os principais resultados revelam que o nível de coesão na associação de apicultores pode ser considerado baixo. Porém, há uma participação relevante, e, provavelmente, o uso da metodologia dos núcleos setoriais , proveniente do Programa Empreender, tenha contribuído para que ocorra este tipo de participação na associação . I dentificou - se também que o atual presidente da associação desempenha o papel central da rede. Em síntese, os dados da pesquisa revelam que a rede formada pela Associação de Apicultores d e Curitibanos e Região se mostra organizada, porém, apresenta resultados preocupantes quanto ao grau de confiança e o nível de reciprocidade dos atores que formam essa rede.
dc.subjectCapital social
dc.subjectAnálisis de redes sociales
dc.subjectAsociación de Apicultores de Curitibanos
dc.titleCapital social e análise de redes sociais: um estudo de caso na Associação de Apicultores de Curitibanos - SC