dc.contributor.authorVale de Paula,Eugenia
dc.date.accessioned2021-05-28T00:17:18Z
dc.date.available2021-05-28T00:17:18Z
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.13048/1158
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é analisar as motivações e as barreiras para a Simbiose Industrial a partir da experiência do Programa Mineiro de Simbiose Industrial - PMSI. Simbiose Industrial - SI ocorre através das trocas físicas de materiais, de energia, de água, e/ou subprodutos entre indústrias (geograficamente próximas) em uma abordagem coletiva para a vantagem competitiva, melhorando assim o desempenho ambiental das empresas, bem como diminuindo seus custos totais (CHERTOW, 2000; CHERTOW, 2007). A pesquis a se classifica como qualitativa, exploratória e descritiva, realizada através de um estudo de caso. As informações foram coletadas através de entrevistas semiestruturadas com representantes de seis empresas participantes do programa, representantes da FIE MG, do órgão ambiental de MG, de uma associação de catadores e de um sindicato bem como através de dados secundários. A análise de conteúdo foi realizada com a utilização do software Nvivo 10. Os resultados evidenciam o principal objetivo do PMSI de identi ficar oportunidades de negócios oferecendo benefícios mútuos para as empresas envolvidas (colaborando principalmente com a redução de custos e diminuição do desperdício). As principais motivações para a ocorrência do programa são: a iniciativa da FIEMG com o instituição atuante em prol do desenvolvimento da indústria; a diminuição de custos para as empresas como principal fator motivador e a melhoria de desempenho ambiental (destinação correta de resíduos e resolução de problemas ambientais) como fator secun dário. As principais barreiras que dificultam ou até mesmo impedem a ocorrência da SI são: barreiras técnicas, barreiras legais e barreiras culturais e cognitivas. O estudo conclui que apesar das dificuldades encontradas, o PMSI apresenta alguns pontos pos itivos como: a articulação com os sindicatos empresariais na resolução de problemas setoriais utilizando a simbiose e a promoção de oportunidades de interação entre as empresas.
dc.subjectSimbiosis industrial
dc.subjectMotivaciones
dc.subjectBarreras
dc.titleMotivações e barreiras para a simbiose industrial: a experiência no Estado de Minas Gerais