dc.contributor.authorMeza Pinto, H.E.
dc.date.available2021-05-27T15:56:15Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.13048/1021
dc.description.abstractO processo inovativo requer uma governança por parte das empresas. Como um dos instrumentos de fonte de inovação das empresas é a cooperação com as universidades e institutos de pesquisas. A cooperação entre universidade e institutos de pesquisas e empresa serve para diminuir os riscos associados o desenvolvimento tecnológico, formação de recursos humanos e transferência de tecnologia. Em termos de empresas inovadoras do Estado do Paraná, tem-se uma quantidade representativa, mas uma parcela pouco significativa realiza inovação voltado para o mercado nacional e internacional, ou seja, a grande parte das empresas inovadoras no Estado do Paraná esta focada na inovação para a própria empresa. Além disso, uma parcela pouco significativa das empresas inovadoras tem uma grande importância nas atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), aquisição externa de pesquisa e desenvolvimento e aquisição de outros conhecimentos externos, o que pode limitar o processo inovativo no médio e longo prazo dessas empresas. Uma característica marcante nas empresas inovadoras paranaenses é a alta importância para aquisição de máquinas e equipamentos por conta da depreciação das máquinas e equipamentos, busca do aumento da produtividade do capital e do trabalho e incorporação de novas tecnologias por intermédio de máquinas e equipamentos. Apesar de um conjunto de ações de políticas públicas para incentivar a inovação e a cooperação entre os agentes, a interatividade entre as empresas inovadoras paranaenses e as universidades e institutos de pesquisas ainda esta em um processo de amadurecimento, por conta do grau de governança exigido em um processo de cooperação, da estruturação do portfolio de conhecimento das universidades e dos institutos de pesquisas e da capacidade insuficiente de absorção de conhecimento e do investimento em P&D restrito das empresas inovadoras paranaenses. Nesse sentido, uma pequena parcela das empresas inovadoras paranaenses realiza cooperação com as universidades e institutos de pesquisas, sendo que o foco da cooperação entre universidades e institutos de pesquisas e empresas tem sido em teste e Pesquisa e Desenvolvimento.
dc.description.abstractThe innovation process requires the governance by enterprises. As one of the instruments of source of innovation by enterprises is cooperation with universities and research institutes. The cooperation among universities, research institutes and enterprises serves to reduce risks related to technological development, human resource training and technology transfer. In terms of innovative enterprises in the State of Paraná, Brazil, it has a representative quantity, but a few significant proportion carries innovation focused on the national and international market, in other words, the most innovative enterprises in the State of Paraná is focused on innovation to the enterprise itself. In addition, it has a small participation of innovative enterprises in the State of Paraná that has made Research and Development (R&D) in-house, acquisition of external research and development and acquisition of other external knowledge, which should limit the innovation process in the medium and long term in these enterprises. A striking feature in innovative enterprises in the state of Paraná is the importance for the acquisition of machinery and equipment due to the depreciation of the assets (machinery and equipment), to increase the productivity of capital and labor, and incorporation of new technologies through machinery and equipment. Despite the efforts of public policy actions to encourage innovation and cooperation between agents, the interactivity between the Paraná innovative firms and universities and research institutes is still in incipient phase, due to the level of governance required in a process cooperation, the structuring of the portfolio of knowledge from universities and research institutes and insufficient capacity for absorbing knowledge and restricted investment in R & D of Paraná innovative firms. Accordingly, a small proportion of the innovative enterprises in the state of Paraná conducts cooperation with universities and research institutes, and the focus of cooperation among universities and research institutes and companies have been testing and Research and Development.
dc.subjectInteracción
dc.subjectParaná
dc.subjectCooperación universidad y empresa
dc.titleCooperação entre universidade e empresa inovadoras no Estado do Paraná entre 1998 e 2008